22 de março de 2022

Mandala ODS será apresentada no lançamento da norma ABNT NBR ISO 18091

22032022 divulgacaoA Mandala ODS da Confederação Nacional de Municípios (CNM) será apresentada durante o lançamento da norma ABNT NBR ISO 18091, nesta terça-feira, 22 de março. A sigla refere-se a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) responsável pela normalização técnica no Brasil e representante da International Organization for Standardization (ISO) - Organização Internacional de Normalização em português. Já a norma apresenta diretrizes às prefeituras.

A novidade da norma ABNT NBR ISO 18091 é a integração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) com os 39 indicadores qualitativos do estágio da gestão municipal: Desenvolvimento Institucional para a Governança. Nesse contexto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará do evento para apresentar a Mandala ODS.

Criada pela CNM, com objetivo de apoiar os gestores municipais no alcance dos ODS, a Mandala mede o grau de sintonia das políticas públicas locais com as diretrizes propostas pela Agenda 2030. O software apresenta gráficos com o grau de desenvolvimento do Município, com quatro dimensões: institucional, econômica, social e ambiental. A Mandala consolida 24 indicadores e traz um mapeamento da real situação do Município.

Os detalhes da ferramenta disponibilizada pela CNM aos Entes locais serão destacados durante evento on-line, agendado para começar às 9h30, e a entidade recomenda a participação dos gestores. Os interessados devem promover inscrição on-line pelo link.