(61) 2101-6095

(61) 2101-6609

28 de outubro de 2021

Roda de Conhecimento apresenta Mandala ODS 2021; confira como foi a transmissão

imagem 2021 10 28 115348A transmissão da Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 28 de outubro, apresentou uma atualização em uma das ferramentas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), disponível para Municípios contribuintes no Conteúdo Exclusivo, a Mandala ODS 2021. As analistas técnicas da área de Mulher e Juventude e da área de Estudos Técnicos, Thais Mendes e Alessandra Ferreira, foram responsáveis pela apresentação de todas as novidades da ferramenta.

Lançada em 2017, a ferramenta consiste em auxiliar os Municípios no acompanhamento de metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A CNM foi um passo à frente e lançou essa plataforma inovadora para auxiliar os gestores municipais no acompanhamento de como o Município está com relação ao alcance das metas dos ODS”, explicou Thais, ao lembrar que a CNM reconhece a dificuldade em conseguir atingir todas as 17 metas estabelecidas, mas alertou que a orientação da Confederação é que cada Município foque nos pontos que precisam ser priorizados em suas localidades.

Após explicar a funcionalidade da ferramenta, foi a vez de Alessandra mostrar aos gestores na prática como utilizar a plataforma no cotidiano do Município. “A Mandala é uma ferramenta de diagnóstico, para que o Município possa visualizar se ele está no caminho certo para alcançar esses Objetivos. O que acontece é que, muitas vezes os gestores estão promovendo várias atividades nesse sentido, mas não conseguem enxergar essa dimensão”, explicou a especialista.

Alessandra explicou as diversas funcionalidades da ferramenta e como funciona cada uma das funcionalidades da Mandala. Ela contou ainda como são feitas as comparações entre os Municípios e como são dadas as orientações para que os Municípios consigam melhorar os seus indicadores para chegar mais próximo de atingir os Objetivos. “Na Mandala, ainda temos a opção de comparar a evolução do Município com base nos dados disponíveis, ano a ano”, explicou a analista da CNM.

Mais orientações podem ser acessadas também no site ODS.

Confira como foi a Roda de Conhecimento

Por Mabilia Souza

Da Agência CNM de Notícias

 

Voltar