16 de setembro de 2021

CNM participa de live sobre desafios dos Municípios no desenvolvimento

150921 odsA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou no início da noite desta quarta-feira, 15 de setembro, de uma live promovida pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), com o objetivo de tratar dos desafios dos Municípios no desenvolvimento frente aos desafios atuais. Além disso, o encontro marcou o lançamento do novo Núcleo Abraps da Paraíba. A entidade municipalista foi representada pelo consultor Eduardo Stranz.

“O poder público local, o Município, a cidade é onde as pessoas vivem e é o que prega a Confederação. Somos 5.568 Municípios, em cada um vai ter serviços públicos que são prestados à população. Nisso vem o ODS e a nossa preocupação é se iremos conseguir cumprir as metas”, destacou Stranz. O consultor ainda completou dizendo “trabalhamos a questão do ODS para fazer a interiorização da pauta para todas as cidades do Brasil. Nós temos Municípios tão diversos, com realidades diferentes. Então foi se buscar uma forma de influenciar o gestor e a partir disso, a CNM elaborou a agenda em todas as discussões. Desenvolvemos um gráfico que avalia o ODS dos Municípios e dá ao gestor a noção para trabalhar onde há necessidade”.

A proposta do Núcleo Abraps Paraíba é estruturar uma comunidade de prática para integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios do estado paraibano. Assim, a participação da CNM contribui para a difusão de conhecimentos sobre territorialização dos ODS. A live foi conduzida pelas diretoras do núcleo Narjara Xavier e Sayonara Santos.

A diretora-presidente da Abraps, Rosângela Melatto, destacou o papel da associação na capacitação, formação de pessoas para disseminação do ODS e colaboração em sociedade. "Temos o objetivo de difundir conhecimento e queremos o desenvolvimento sustentável. Temos uma causa que é o desenvolvimento sustentável pautado pelo ODS. Temos a ampliação com os núcleos regionais, como é o caso da Paraíba”, disse.

A Abraps reúne profissionais de diversas áreas para promover o desenvolvimento sustentável para organizações e também para a sociedade. Atualmente, são 22 grupos de trabalho espalhados pelo país, trabalhando causas de necessidades regionais. Todos os envolvidos são voluntários na associação.

Confira a live na íntegra: