(61) 2101-6095

(61) 2101-6609

08 de julho de 2021

Com Kit do Unicef, jovens voltam a acompanhar aulas

his kit conectividade jayanny foto joao lucas02 0O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio da iniciativa acesso à internet, beneficiou jovens com um kit de conectividade que continha um celular, um caderno, um lápis, uma caneta e uma bolsa para garantir a manutenção das atividades escolares. A entrega dos kits faz parte das iniciativas 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) e acesso à internet, lançada em 2020 por meio da união de empresas, sociedade civil, Unicef e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo dessa ação é ofertar oportunidades de formação e acesso ao mundo do trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade.

O 1MiO é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018. O programa já beneficiou adolescentes de Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e comunidades indígenas e quilombolas da Paraíba.

O Brasil conta hoje com a maior geração de adolescentes e jovens de sua história: são mais de 48 milhões de pessoas de 10 a 24 anos no país, ¼ de toda a população. E por isso é urgente ofertar oportunidades para que essa juventude possa ter acesso a uma educação de qualidade, sejam incluídos digitalmente e contem com oportunidades decentes no mundo do trabalho, adequadas à sua faixa etária.

Nas últimas décadas, o Brasil promoveu um forte processo de inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas, entretanto, uma significativa parcela da população continua excluída. Por isso, o Unicef concentra seus esforços nas meninas e meninos mais excluídos, vulneráveis e vítimas de formas extremas de violência.

Selo Unicef
Por meio do Selo Unicef e da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), o programa chega a quase dois mil Municípios da Amazônia Legal e do Semiárido e a 17 capitais brasileiras. O Selo é uma iniciativa destinada a apoiar os Municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal Brasileira, a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Os Municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.

Estão aptos a aderir ao Selo 2.311 Municípios, de 18 Estados, sendo 805 Municípios de 9 Estados da Amazônia Legal Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e 1.506 Municípios de 9 Estados do Semiárido Brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Agenda 2030 e os ODS
A Agenda 2030 representa um esforço global para construção de um futuro sustentável para as gerações futuras. A Agenda possui seus mecanismos de implementação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos que se desdobram em 169 metas, que compõem a Agenda e abordam os mais diversos aspectos da vida humana: desde combate à pobreza até mudança climática, passando por trabalho decente, inovação tecnológica e equidade de gênero.

O compromisso máximo da Agenda é fazer com que as gerações futuras possam ter condições de aproveitar dos recursos do planeta, sem comprometer suas necessidades e os recursos naturais. O 1 Milhão de Oportunidades tem como propósito máximo garantir o acesso e dar suporte e apoio, por meio de acesso digital, para os adolescentes e jovens que realizarão atividades escolares neste cenário de pandemia da Covid-10. Por meio dessa iniciativa espera-se também contribuir diretamente para o alcance das metas do ODS, a meta 4- Educação de qualidade e 10 – Redução das desigualdades, por beneficiar e ofertar oportunidades de formação de competências digitais e participação cidadã trabalhando pela redução das desigualdades tão evidenciadas na pandemia.

Saiba mais sobre como trabalhar os ODS e a temática de Juventude de maneira transversal acessando a cartilha Juventude e a Área Técnica de Juventude, lançada na Coletânea Novos Gestores 2021 – 2024. 

Conheça mais sobre o 1Mio aqui.

Foto: Unicef

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Unicef

Voltar