(61) 2101-6095

(61) 2101-6609

08 de julho de 2021

Evento de promoção dos ODS terá plenária sobre a liderança dos prefeitos do Paraná

08072021 evento ODSO evento paralelo no Alto Nível Político Fórum 2021 - Acelerando a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para Melhor Reconstruir: A Estratégia de Cooperação do Estado do Paraná, Brasil ocorre nesta quinta-feira, 8 de julho. O presidente da associação dos municípios do Paraná (AMP), Jose Aparecido Weiller Junior, participará da plenária O papel de liderança dos prefeitos paranaenses para o desenvolvimento, das 12h às 13h.

O painel é promovido pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Organização Mundial da Família (WFO) e o Estado do Paraná do Brasil. Já o Fórum Político de Alto Nível - HLPF, sigla em inglês - da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) propõe orientar os países que estão caminhando para atingir os 17 Objetivos.

O Fórum representa um espaço para examinar os compromissos e incentivar a prestação de contas das ações, que deve ser concluída até 2030. O tema da edição de 2021 é Recuperação sustentável e resiliente da pandemia de Covid-19 que promove as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável: construindo um caminho inclusivo e eficaz para o cumprimento da Agenda 2030 no contexto da Década de Ação e entrega para o desenvolvimento sustentável.

A agenda ocorre até dia 16 de julho. Além da programação oficial, dezenas de eventos paralelos estão previstos. Os interessados podem participar do evento gratuito, fazendo inscrição on-line.

Implantação
Os Municípios são fundamentais para o alcance dos ODS e cumprimento das metas previstas no plano de ação da Agenda, por estarem mais próximos da população. Por serem atores-chave, a Agenda 2030 só será alcançada se os gestores locais se empenharem e alinharem suas políticas públicas aos indicadores estabelecidos. Nesse aspecto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) criou a Mandala ODS para auxiliar os gestores a estabelecerem ações a partir da realidade local.

A ferramenta interativa apresenta as informações por meio de 30 indicadores, que foram associados aos ODS e distribuídos entre as dimensões: Institucional, Econômico, Social e Ambiental. Acesse a Mandala em: ods.cnm.org.br

Conheça mais sobre a temática acessando os guias de territorialização dos ODS da CNM:
https://www.cnm.org.br/biblioteca/exibe/2855
https://www.cnm.org.br/biblioteca/exibe/2669


Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agenda 2030

Voltar