(61) 2101-6095

(61) 2101-6095

22 de março de 2021

Agenda 2030: boas práticas municipais de urbanismo podem ser publicadas em guia

22032021 guia iabProjetos ou planos municipais podem ser enviados, até 18 de abril, para seleção de boas práticas alinhadas ao Desenvolvimento Urbana Sustentável destinada a compor o Guia IAB para a Agenda 2030. A iniciativa é do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e disponibiliza formulário de inscrição on-line para o envio das sugestões.

Os projetos selecionados vão compor a segunda edição do Guia IAB para Agenda 2030 - Arquitetura e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que será lançado em julho deste ano. A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre a oportunidade e incentiva os gestores municipais a enviarem as boas práticas locais como sugestão de publicação.

Os projetos devem estar alinhados com a Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana. O objetivo é fortalecer ações inovadoras que possam transformar a gestão pública e os espaços públicos, além de disseminar boas práticas dos Municípios - sendo uma oportunidade de gestores de outros países conhecerem as iniciativas dos governos locais brasileiros.

Parceria
Parceira da iniciativa, a CNM colaborou com a primeira edição do Guia IAB para a Agenda 2030, lançado em janeiro deste ano. O material conta com 51 projetos premiados que abordam a questão do planejamento urbano, urbanismo e moradia em todos os 17 ODS. Também trata da transversalidade do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade como uma prática inspiradora aos gestores.

Faltam dez anos para o cumprimento das metas da Agenda 2030 pelos países signatários do acordo. Para apoiar os Municípios, a CNM trabalha a Agenda 2030, os ODS e a Nova Agenda Urbana, desde 2016, e disponibiliza orientações aos municipalistas que desejam promover ações para alcançar as 17 metas dos ODS. Eventos e publicações são algumas das ferramentas usadas pela entidade, dentre esses: a Coletânea Novos Gestores com a Agenda 2030, o Guia para integração e a Nova Agenda Urbana e os 17 ODS.

Da Agência CNM de Notícias 

Voltar