(61) 2101-6095

(61) 2101-6095

03 de dezembro de 2019

Prêmio nacional, alinhado aos ODS, tem inscrição gratuita até 31 de janeiro

DivulgaçãoPrêmio Pátria Voluntária alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi instituído pela Portaria 2.253/2019 do Ministério da Cidadania. O reconhecimento nacional está com inscrição gratuita aberta está 31 de janeiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação dos Entes municipais, que alinham suas ações à Agenda Internacional 2030.  

Vinculado ao Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o prêmio tem caráter simbólico e será concedido, anualmente, como uma forma de reconhecer as iniciativas voltadas para o alcance dos ODS – de cidadãos e  entidades – com impactos transformadores na sociedade. De acordo com a portaria, a premiação reconhecerá atividades voluntárias no âmbito nacional, regional e local.

O prêmio 2020 também faz referência ao Dia Internacional do Voluntário, que ocorre no dia 5 deste mês. Além de organizações públicas, podem participar do prêmio organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, empresas privadas e pessoas físicas que desenvolvam as ações. A partir de cinco categorias, será premiada uma iniciava por região.

Engajamento
Atividade voluntária é considerada como: iniciativa pública ou privada não remunerada e sem fins lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, esportivos, ambientais, recreativos ou de assistência à pessoa, que vise ao benefício e à transformação da sociedade com o engajamento de voluntários.

A CNM reforça que, para promover inscrição, basta preencher o formulário eletrônico disponível no site da iniciativa. As propostas inscritas devem indicar, para efeito de seleção e premiação, para quais dos Objetivos a atividade de voluntariado contribui, em atendimento à Agenda 2030. 

Da Agência CNM de Notícias

Voltar