(61) 2101-6095

(61) 2101-6095

25 de novembro de 2019

Pnud premiará seis ações sustentáveis do Amazonas e Piauí; inscrições encerram quarta-feira

PNUDSeis projetos inovadores e sustentáveis receberão R$ 100 mil para ampliação, aprimoramento e/ou continuidade. Edital do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) destinado a projetos do Amazonas e do Piauí prevê a seleção de três iniciativas de cada Estado para recebimento dos recursos. No entanto, as inscrições terminam nesta quarta-feira, 27 de novembro. 

O objetivo do edital é identificar experiências e metodologias de inovação implementadas por organizações da sociedade civil, cooperativas, empresas privadas, associações e outras alinhadas aos aceleradores e/ou cadeias de produção. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre a oportunidade e recomenda aos gestores municipais destas localidades concorrerem ao prêmio.

Conforme definição do edital, os projetos desenvolvidos no Amazonas devem estar associados a novas dinâmicas para promoção de polos de desenvolvimento; gestão pública; conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais; estratégias para enfrentar a violência e a criminalidade; cidadania plena para mulheres e meninas; educação inclusiva e de qualidade; ou cadeias do turismo, das melíponas e do pirarucu.

Temáticas
Já no Piauí, as iniciativas precisam contemplar as temáticas governança; educação inclusiva de qualidade; empreendedorismo; agricultura familiar inclusiva e produtiva; conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais; ambiente seguro e inclusivo; igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas; ou cadeia das melíponas e do turismo.

ODS ONUOs critérios de avaliação levarão em conta o alinhamento ao tema, impacto social, inovação, replicabilidade, clareza metodológica, sustentabilidade, previsão de uso dos recursos recebidos e resultados alcançados. No quesito inovação, serão considerados, os caminhos ou as estratégias para novos produtos, serviços, tecnologias, organização de novos processos, novos modelos de negócio, métodos organizacionais ou inovações sociais.

Desenvolvimento Sustentável
O Pnud é o órgão das Nações Unidas (ONU) responsável por promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo. Ele está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidos até 2030. Diante dessa missão, desenvolve ações de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação em diversos países.

Também fazem parte das estratégias do programa prover igualdade de gênero; redução das desigualdades; acesso à energia, água e saneamento; e padrões sustentáveis de produção e de consumo; crescimento econômico inclusivo; infraestrutura; e industrialização. Em relação ao meio ambiente e o impacto humano no clima, o Pnud também atua para minimizar os efeitos das mudanças do climáticas; e para promover cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres.

Da Agência CNM de Notícias

Voltar