(61) 2101-6095

(61) 2101-6095

30 de agosto de 2019

Prefeito de Terra Nova do Norte assina o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

CNMEm visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta sexta-feira, 30 de agosto, o prefeito de Terra Nova do Norte (MT), Valter Kuhn, apresentou boas práticas implementadas no Município com foco em mudanças climáticas. Essas boas práticas integram o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que visa a reduzir as mudanças climáticas e combater seus efeitos.

Na oportunidade, o prefeito destacou a realização do inventário municipal de emissão de Gases de Efeito Estufa em 2018 e apresentou um plano de metas chamado “Terra Nova do Norte – Município Carbono Neutro”. O projeto apresenta um plano de redução de mudanças climáticas para os anos 2030-2050, ressaltando o Prêmio de Prefeito Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em relação ao Programa Terra Nova 2030.

A CNM faz parte da coordenação do Programa Internacional de Cooperação Urbana – América Latina e Caribe (IUC-LAC), financiado pela União Europeia. O projeto tem como uma das vertentes o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, tendo como principal finalidade a coalizão global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos em combater ativamente as mudanças climáticas e fazer a transição para uma economia de baixo carbono.

Esse projeto, dentre outras propostas, busca, através do compartilhamento de conhecimento durante workshops, que os Municípios participantes sejam capacitados a criar planos de ação climáticos em prol deste objetivo. Visto que a boa prática implementada pelo Município vai ao encontro dos objetivos deste Pacto, o prefeito assinou carta de adesão ao mesmo, com a promessa de dar continuidade ao compromisso de seu Município.

A CNM reforça seu apoio ao cumprimento e estabelecimento dos ODS. Uma de suas últimas ações que reiteram seu comprometimento é a criação da Mandala ODS, um aplicativo disponibilizado aos gestores públicos municipais e à sociedade que possibilita diagnosticar, monitorar e avaliar o desempenho dos Municípios brasileiros quanto ao nível do alcance da Agenda 2030 e dos ODS.

Da Agência CNM de Notícias

Voltar